PORQUE NOS APAIXONAMOS

Quando o homem se apaixona, é movido por uma tempestade de neurotransmissores e hormônios. Ocorre a liberação de dopamina, com ativação dos receptores no córtex pré-frontal e provoca o comportamento semelhante ao do esquizofrênico - pensamento fixo e determinado em alguém. Quando se vê a pessoa desejada, outro neurotransmissor entra em ação - a serotonina, enxarcando o cérebro de sensação de bem estar e prazer. A testosterona faz o indivíduo ficar mais alerta, com os pensamentos voltados para a realização do que for necessário para conquistar o alguém que desencadeou todo este processo. Não se sente mais fome, tem-se dificuldade de dormir, e só se relaxa perto da pessoa "amada".
Tudo isso ocorre provocado pela paixão. E a boa notícia é que ela dura no máximo por dois anos (ah, não posso ser apaixonado a vida toda? sim, mas envolvendo outros sentimentos e não provocando essa enxurrada química no organismo).
Se acaba a paixão, bye bye? Vê-se muito isso. Por isso muitos casais perdem seus interesses por parceiro, e se mandam. Mas, para os seres adultos e que entendem seus objetivos de vida, a paixão vai diminuindo com a diminuição da influência dos neurotransmissores e hormônios e aumenta a participação de outro orgão: o coração. Tem-se a oportunidade de amar alguém. Amar passa a ser ver o outro sem o cavalo branco, sem as vestes do mundo. Passa-se a entender o sentimento terno, a vontade de cuidar, a preocupação com o bem-estar do parceiro. Surge, portanto, a parceria.
Amar é a consequência da paixão, mas nem sempre a paixão pode virar amor. Porque pode se apaixonar a cada esquina (depende da vontade de ser esquizofrênico de cada um, risos), mas não se pode amar o amor -
este, de parceria - tão fácil assim. Porque este amor é derivado da construção de sentimentos mais adultos, mais concretos que as sensação físicas provocadas pela paixão. O amor educa, fortalece, aquece, nos torna mais seguros perante a vida.
Se não for assim, não é amor. E não valerá a pena.
Porque nos apaixonamos? Para perpetuarmos a espécie e para formarmos família e nos diferenciamos dos outros animais.
Amamos quando nos tormanos humanos.

Um comentário:

  1. Perfeito! Sem a paixão, seriam menos numerosos os aprendizados de amor. É uma ferramenta para nascer o amor. É rezar que vire e fazer por onde...rsrs

    ResponderExcluir