O SENTIDO DA VIDA


As três ferramentas que dão sentido à vida: autoconhecimento, aceitação e evolução.
O autoconhecimento é esse olhar para dentro tentando captar quem se é. Autoconhecer-se é entender as formas de agir nas situações inesperadas, é estar atento à fluência da vida, sem interferir nela, com a autoobservação compassiva - deixar acontecer e sentir, simplesmente sentir sem tentar julgar. Este sentir é o mapa do tesouro; o julgar é o desvio e a distância imposta que não leva ao lugar correto. A autoobservação que leva ao autoconhecimento é exercício em dois estágios: 1 - aprender a se autoobservar contemplativamente; 2 - apropriar-se de todos os fatos e emoções. Bem depois os ocorridos tomarão lugar próprio, e poderemos, daí sim, colocá-los em seus devidos lugar - o que serve e o que não serve mais como padrão de comportamento. Neste estágio, teremos oportunidade de continuar deixando a autoobservação contemplativa agir, afrouxando a força do ego e permitindo a emoção atuar junto ao consciente para tomada de decisões. 
A aceitação resulta da autoobservação contemplativa. Aceitar as situações boas e ruins com igual demanda energética é um desafio. Aceitar que as situações negativas tem o mesmo valor que as situações felizes. A partir do processo de descobrimento do sentido da vida, entender que a vida está sempre se adaptando permite-nos acertar ou errar, sofrer ou sentir alegria, posto que tudo é ilusão já que é transitório. Entender a  transitoridade das coisas, das pessoas, dos fatos, dos sentimentos - é caminho para a aceitação. A aceitação dá a leveza necessária para desapegar-se do que não faz sentido, tais como a autodefesa desnecessária, o medo e a ansiedade.
A evolução é o fruto. Evoluir significa estar preparado a partir do trabalho pessoal, olhar para o presente com tão menos certeza quanto menos ansiedade e mais alegria em si mesmo.

Bom dia.

5 comentários:

  1. Patricia Helena do Amaral4/27/2010 11:26 AM

    Muito bem, de modo resumido e até citando Jung, que sabiamente traçou um paralelo do desenvolvimento da vida humana com o sol. Segundo ele o sol depois de haver esbanjado luz e calor sobre o mundo, recolhe os seus raios para iluminar-se a si mesmo. É chegado um momento em que precisamos nos recolher para a relação com o nosso mundo interior.
    Enfim, como vc mesmo cita, o autoconhecimento evolução e a aceitação. Tudo faz parte do processo de individuação!

    ResponderExcluir
  2. Andrè!!!

    Parabéns, adoramos seu blog!! Você esta muito chique.
    Cassia e Onésio(casa do caminho)

    ResponderExcluir
  3. Vera Regina Pereira5/10/2010 3:04 PM

    Eu só gostaria de agradecer, muito obrigada

    ResponderExcluir