MEDITAÇÃO


A meditação é uma das principais práticas da Sendna Óctupla.
As técnicas diferem conforme a seita - a sós ou em grupo, de olhos fechados ou semicerrados, em silêncio ou entoando frases. Muitos tipos começam com o praticante presntando atenção à própria respiração. Nisso não há nada de místico ou sobrenatural.
A cada inspiração e expiração, nossa percepção torna-se mais refinada, mais concentrada.
Inspiro e começo a perceber as sensações do corpo e do órgão que mais me distrai: a mente.
Expiro e sinto a tensão do corpo diminuir e me esforço para trazer a mente desgarrada de volta à respiração.
Nova inspiração - ar faz cócegas na ponta do nariz. Expiro e a dor no joelho diminui, a mente ainda vagueia, mas não seria melhor fazer alguma coisa mais útil com o tempo?... Inspiro: quem é o "eu" que teve este último pensamento?
Com sutileza cresente acabo compreendendo, às vezes com pesar, às vezes com alegria, o que o Buda descobriu: somos o que pensamos.
A meditação vipassana significa insight ou ver claramente.


 Luiz Solha´´Buda´´ - Óleo sobre tela - 1,80m X 1,30m - 2003

Um comentário:

  1. "Os exames de ressonância magnética e tomografias identificam as mudanças de padrão de funcionamento em áreas cerebrais quando se pratica a meditação. Regiões relacionadas à felicidade passam a ser ativadas, enquanto aquelas ligadas à fuga e à luta – reações ao stress – deixam de serem ativadas. Isso tem reflexo direto na maneira como o organismo mantém seu equilíbrio interno." Rafael Ortiz - médico, professor da USP.

    ResponderExcluir